As famílias com crédito à habitação indexado às Euribor a três e a seis meses vão voltar a sentir em junho um alívio nas prestações pagas ao banco, segundo as contas da Deco/Dinheiro&Direitos;.
Tendo em conta a média das taxas Euribor de maio (excluindo o dia 31), uma família com um crédito à habitação de 150 mil euros a 30 anos indexado à taxa Euribor a seis meses e um 'spread' (margem de lucro do banco) de 1%, vai pagar 503,41 euros por mês a partir de Junho.
Este é o terceiro mês consecutivo em que cai esta prestação do crédito à habitação e significa menos 4,25 euros do que o valor que a mesma família vinha a pagar ao banco desde a última revisão, em dezembro de 2012.
No caso de um empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, a prestação vai fixar-se em junho nos 496,43 euros.
Um valor que representa um regresso às quedas dos contratos de crédito com Euribor a três meses, numa poupança de 1,55 euros face à revisão de março, depois das ligeiras subidas dos últimos meses.
A média das taxas Euribor a três meses ficou em 0,201% em maio e 0,300% no prazo a seis meses. A taxa Euribor a seis meses é a mais usada no cálculo do crédito à habitação em Portugal.
Fonte: economico.sapo.pt
Pedro Santos
92 637 0353