quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cushman & Wakefield: 'Balanço do Mercado de Investimento Imobiliário em Portugal em 2010"

Segundo a consultora imobiliária global Cushman & Wakefield (C&W), a actividade de investimento imobiliário em 2010 manteve um dinamismo reduzido face aos anos pré-crise. À semelhança de 2008 e 2009, os valores transaccionados ficaram muito aquém dos volumes que desde 2003 se registavam no nosso mercado.

Ainda assim, o 2º semestre registou uma actividade considerável, tendo em conta o enquadramento económico e a própria situação adversa no mercado ocupacional. O 3º trimestre do ano foi especialmente activo, sobretudo ao nível dos fundos de investimento imobiliário, tendo contribuído para um valor de fecho de ano que deverá ultrapassar ligeiramente o registado em 2009.

As estimativas provisórias de fecho de ano para o volume de investimento em activos imobiliários em Portugal (excluindo eventuais transacções de fundos nacionais durante o mês de Dezembro) rondam os €585 milhões.

Ao contrário do esperado no fecho do 1º semestre, altura em que a crise de confiança internacional fazia prever um ano de estagnação em termos de actividade de investimento, o volume de investimento em 2010 irá ser ligeiramente superior ao registado em 2009.

Após a forte quebra verificada na actividade de investimento em 2008, os anos de 2009 e 2010 têm vindo a registar crescimentos modestos, que indiciam uma maior liquidez canalizada para o sector imobiliário, em oposição à situação vivida em 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário