A Re/max é a melhor empresa para trabalhar em Portugal em 2011. Segundo o estudo realizado pela revista “Exame”, os trabalhadores defendem que esta companhia do sector imobiliário se destaca da concorrência, consideram que a formação é uma forma de valorização na firma e orgulham-se da relação que mantêm com os clientes.
O grau de compromisso dos seus funcionários é de 87,60% e essa classificação levou-os à liderança. No entanto, a revista do grupo Impresa, com informações resultantes do estudo realizado em parceria com a consultora Accenture, relata que os colaboradores começam por pagar a sua própria formação e o combustível e nem têm salário-base, problemas que são desvalorizados perante a ideia de não terem “limites” para aquilo que podem vir a receber no trabalho.
Este é o segundo ano consecutivo em que a Re/max, empresa liderada por Beatriz Rubio (na foto) ocupa o lugar cimeiro desta lista, tendo ficado na segunda posição em 2009. Uma das razões apontadas para o sucesso é o facto de os trabalhadores verem o seu mérito reconhecido, já que foram entregues 680 prémios só no ano de 2010.
Atrás desta, aparece a empresa de mediação imobiliária Century 21, a que se segue a CH Business Consulting, firma que presta serviços de consultadoria empresarial. No primeiro lugar após o pódio figura uma firma que comercializa produtos da indústria da construção civil, a Hilti Portugal, que regista uma variação relevante face aos anos anteriores. Em 2010, tinha ficado em 10º lugar no grupo das médias empresas, e no ano anterior, ocupava a 11ª posição nas pequenas e médias empresas.
A Construlink fecha os primeiros cinco lugares. A organização dedicada a tecnologias da informação estava na lista anterior da "Exame" no 11º lugar das micro e pequenas empresas.
A SRS Advogados – Soc. Rebelo de Sousa & Adv. Ass, o Hotel Ritz Four Seasons Lisboa e a ActualSales, esta última de marketing e promoção online, são as 6ª, 7ª e 8ª melhores empresas para trabalhar no país. A fechar a tabela dos dez melhores classificados estão a Grenke Renting, de “renting” informático, e a consultora Leadership Business Consulting.
No conjunto das 100 melhores empresas para se ser funcionário em Portugal, a “Exame” revela que, tendo em conta o número de trabalhadores, 70% são pequenas e médias empresas e as restantes são de grande dimensão. Apenas 7% são firmas públicas e a grande maioria está localizada na Grande Lisboa (93%).
Este é o décimo ano seguido em que esta classificação é elaborada, e para a concretizar, foram distribuídos questionários anónimos de satisfação a todos os colaboradores das empresas que se candidataram à classificação, ao mesmo tempo que se solicitou informação sobre “as práticas globais de gestão de capital humano de cada organização participante”, como explica a metodologia do estudo.
Posteriormente, os jornalistas da publicação realizaram uma visita às companhias, em que falaram com os trabalhadores. Nestas três componentes, a classificação tinha de ser superior a 60% para se ser eleita como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal.
FONTE: NEGÓCIOS ONLINE
Sem comentários:
Enviar um comentário