O índice Confidencial Imobiliário revela que o preço da habitação em Portugal estabilizou nos primeiros três meses do ano.
O índice Confidencial Imobiliário (CI), que utiliza como amostra a base de dados do sítio imobiliário "LardoceLar.com", que reúne a oferta de mais de 500 mil imóveis de mais de 1.400 empresas de mediação imobiliária, revela que o preço das casas estabilizou em Portugal nos primeiros três meses do ano, face ao último trimestre de 2010.
"Este resultado é mais favorável do que a variação trimestral obtida no quarto trimestre de 2010, período em que os preços de habitação haviam desvalorizado 0,7% face ao trimestre anterior", refere o CI num comunicado de impresso.
No mercado de habitação nova, o índice CI revela a ocorrência de uma descida trimestral de 0,1%, bastante menos acentuada do que os -1,1% registados no trimestre anterior face ao precedente. Já no mercado de habitação usada, o desempenho trimestral passou e -0,4% no último trimestre do ano passado para um valor nulo no primeiro trimestre deste ano.
Em termos homólogos, o Índice CI revela que "os fogos novos registam uma variação homóloga de 0,8% em Março deste ano, enquanto nos fogos usados essa variação é de 0,5%."
Contudo, o CI refere que as taxas de variação homóloga têm vindo a decrescer de forma acentuada, que pode "evidenciar que se registou uma alteração no comportamento dos proprietários no mercado, que passaram a adoptar uma postura muito mais conservadora e mais em linha com as dificuldades sentidas no escoamento do produto."
Fonte: DE
Sem comentários:
Enviar um comentário