terça-feira, 3 de maio de 2011

Tipos de fundos de investimento imobiliário

Fundo de Investimento, é um património autónomo que resulta da agregação e aplicação de poupanças de entidades individuais e colectivas em valores mobiliários ou equiparados.

Um Fundo de Investimento Imobiliário é aquele que faz as suas aplicações fundamentalmente em bens imóveis. É um produto financeiro alternativo à aplicação das poupanças nos depósitos bancários e ao investimento directo no mercado de capitais ou em valores imobiliários.

Tipo de Capital

  • Fundos Abertos: Constituídos por UP’s em número variável, ou seja, o número de unidades de participação varia de acordo com a procura do mercado. Uma subscrição resulta num aumento das UP’s e um resgate traduz-se numa eliminação das UP’s correspondentes.
  • Fundos Fechados: Constituídos por UP’s em número fixo, estabelecido no momento da emissão podendo, eventualmente, ser aumentado, em condições pré-definidas no regulamento de gestão. O investimento ou desinvestimento num Fundo Fechado faz-se através da compra ou venda de UP’s.
  • Fundos Mistos: Constituídos por duas categorias de unidades de participação, sendo uma em número fixo e outra em número variável.
Forma de Remuneração

  • Fundos de Rendimento: Distribuem os rendimentos gerados aos Participantes, de forma periódica.
  • Fundos Capitalização: Reinvestem automaticamente os rendimentos gerados pelas respectivas carteiras, não distribuindo rendimentos.
 Fonte: APFIPP

Sem comentários:

Enviar um comentário