quinta-feira, 26 de abril de 2012

Euribor a seis meses perde terreno há 90 sessões seguidas

Taxas interbancárias continuam a registar uma tendência totalmente negativa nas principais maturidades há já mais de quatro meses. Indexante a seis meses fixou-se hoje nos 1,013%, mantendo a trajectória em direcção à taxa de juro de referência de 1%.

Completa-se hoje a 90ª sessão consecutiva de descida da Euribor a seis meses. A taxa fixou-se hoje em 1,013%, ao recuar 0,5 pontos base.

A tendência de descida é uma realidade do indexante a seis meses desde Dezembro. No último dia em que subiu, a taxa estava em 1,668%. Aproxima-se, agora, da actual taxa de juro de referência da Zona Euro, situada em 1%.

A taxa Euribor a seis meses não desce de 1% desde 9 de Junho de 2010, altura em que era essa a taxa directora definida pelo Banco Central Europeu (BCE).

A três meses, a Euribor segue nos 0,720%, depois de descer 0,4 pontos base, estando em mínimos de Junho de 2010. É a 89ª sessão de quedas.

Nos prazos mais longos, a taxa a nove meses recuou 0,5 pontos base para 1,181%, enquanto o indexante a doze meses perdeu 0,6 pontos base para 1,329%.

A um mês, a Euribor cedeu 0,2 pontos base para ser fixada em 0,402%, um valor que não registava desde os primeiros dias de Abril de 2010.

Os principais factores que justificam a queda das Euribor desde Dezembro continuam a ser os mesmo ao longo deste ciclo.

Por um lado, a taxa de juro de referência da Zona Euro em 1%, com expectativa de que a taxa seja aí mantida, pressionou as taxas que os bancos praticam nas suas operações. As Euribor tendem a deslizar já que seguem o desempenho do custo do dinheiro, que se encontra ao nível mais baixo de sempre.

Por outro lado, a pressão do mercado interbancário, intensa devido à crise da dívida, foi aliviada com as operações de cedência de liquidez a longo prazo (três anos) do Banco Central Europeu a bancos europeus, em Fevereiro e em Dezembro. Assim, os bancos começaram a limitar os custos cobrados nas operações de financiamento entre si.

Fonte: jornaldenegocios.pt

Pedro Santos
92 637 0353

Sem comentários:

Enviar um comentário