segunda-feira, 30 de abril de 2012

Recurso da banca à ajuda estatal estimado em seis mil milhões

Documento de Estratégia Orçamental estima em seis mil milhões de euros o recurso dos bancos à linha de recapitalização em 2012. 

É mais do que certo que os bancos portugueses terão de recorrer ao pacote dos 12 mil milhões de euros disponibilizados pela Troika para se recapitalizarem. A dúvida está em saber quanto é que os bancos vão necessitar.

Ainda assim, o documento de estratégia orçamental, hoje divulgado, mostra que o executivo prevê a hipótese de que sejam utilizados "cerca de 6 mil milhões de euros na recapitalização do sistema bancário em 2012, em parte utilizando quantias do Bank Solvency Support Facility [pacote de recapitalização]", lê-se no documento.

Recorde-se que os oito maiores bancos portugueses têm de cumprir as metas em termos de rácios de capital impostas pelo Banco de Portugal. Assim, até ao final do ano as instituições em causa terão de apresentar um rácio core tier 1 de 10%.

Além disso, a CGD, BES, BPI, e Espírito Santo Financial Group terão ainda que cumprir com as exigências da EBA (Autoridade Bancária Europeia) e apresentar até ao final de Junho um rácio core tier 1 mínimo de 9%, com uma almofada de capital para prevenir choques da dívida soberana europeia. Perante a pressão destas metas, vários bancos portugueses já admitiram a possibilidade de recorrer à ajuda estatal para se capitalizarem. Foi o caso do BCP, do BPI e do Banif.

Fonte: economico.sapo.pt


Pedro Santos
92 637 0353

Sem comentários:

Enviar um comentário