terça-feira, 29 de março de 2011

Bancos cortam na avaliação das casas em Lisboa, Alentejo e Algarve

Os preços das casas medidos pela banca voltaram a subir em Fevereiro. Lisboa, Alentejo e Algarve estão em contra-ciclo face ao resto do País. 

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em Fevereiro o preço médio do metro quadrado da habitação em Portugal subiu para 1.139 euros. O valor actual é igual ao registado em Setembro de 2010.

As Regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve estão em contra-ciclo face ao resto do País e registaram descidas nos preços.

Em Lisboa, o preço do metro quadrado desceu um euro e continua abaixo dos 1.400 euros. O preço médio do metro quadrado na capital é agora de 1,398 euros. Um pouco mais abaixo, no Alentejo, os preços das casas desceram cinco euros por metro quadrado fixando-se nos 1.035 euros.

O Algarve foi a região mais penalizada pelas instituições bancárias na hora de decidir qual o valor do empréstimo a conceder. A região turística mais a sul continua a ser a mais cara do País mas destacou-se pela negativa com um corte de 20 euros no preço por metro quadrado em relação ao valor registado em Janeiro.

Em sentido inverso, destaque para a Região do Porto, onde os preços das casas subiram pela primeira vez em sete meses e desta vez em nove euros por metro quadrado, ou seja, de 1.063 para 1.072 euros.
Estes dados do INE resultam de um inquérito que acompanha as avaliações que as instituições bancárias fazem ao preço das casas e que serve, por isso, de indicador da robustez do sector da habitação em Portugal.

FONTE: Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário