Depois do mês de Janeiro ter apresentado uma ligeira recuperação, o Índice Confidencial Imobiliário (ICi) voltou a terreno negativo em Fevereiro, evidenciando uma variação mensal de -0,5%, e voltando, assim, ao percurso de desvalorizações mensais iniciado no 4º trimestre de 2010.
A tendência para a baixa das variações homólogas registada desde Agosto passado, mês de 2010 em que o valor homólogo atingiu o seu pico anual (3,2%), continuou assim a verificar-se em 2011, com a taxa de variação homóloga a cair de 0,9% em Janeiro para 0,5% em Fevereiro.
Analisando o mercado habitacional por estado de uso dos imóveis, os fogos novos e os usados têm seguido o mesmo trajecto, embora os ritmos tenham vindo a diferenciar-se desde o último trimestre do ano passado. Assim, o mercado de habitação nova apresenta desvalorizações mais acentuadas, registando uma taxa de variação trimestral de -1,1% no 4º trimestre de 2011, face aos -0,4% observados no mesmo período para o mercado de usados.
Em 2011, a tendência foi semelhante em ambos os mercados, com uma recuperação em Janeiro e uma nova contracção no mês seguinte. No caso dos alojamentos novos, a taxa de variação mensal foi de 0,03% em Janeiro e de -1,1% em Fevereiro. Já nos fogos usados, a variação mensal em Janeiro foi de 0,7%, tendo sido nula em Fevereiro.
Também em termos homólogos, a tendência de baixa manteve-se em ambos os segmentos, sendo mais acentuada na habitação nova, que passou de 0,4% em Janeiro para -0,4% em Fevereiro. Nos usados, este indicador manteve-se em 1,1% entre Janeiro e Fevereiro.
AM Porto prosseguiu percurso de desvalorizações
Na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), o ICi fechou o ano de 2010 a desvalorizar -0,3%, uma tendência que se estendeu a 2011, com desvalorizações em Janeiro e Fevereiro. Ainda assim, neste último mês, apesar da manutenção em registos negativos, a taxa de variação mensal do ICi evidenciou uma ligeira recuperação, cifrando-se em -0,6% (face aos -0,8% em Janeiro).
Ainda assim, quer a taxa de variação média anual quer a taxa de variação homóloga se mantiveram positivas em Fevereiro, nos 2,0% e 0,5%, respectivamente. No entanto, a nota tem sido de descida em ambos os indicadores. No caso da variação média anual, essa descida foi de 0,1 pontos percentuais entre Dezembro de 2010 e Fevereiro de 2011, enquanto que em termos homólogos, e considerando o mesmo período, a contração foi de 1,2 pontos percentuais.
FONTE: Confidencial Imobiliário
Sem comentários:
Enviar um comentário