segunda-feira, 18 de abril de 2011

Setúbal em alta na casa pronta

A informação facultada pelo IRN-Instituto de Registos e Notariado dá conta que entre janeiro e dezembro de 2010 foram registados mais de 110 mil procedimentos/títulos no âmbito do serviço Casa Pronta, o que corresponde a um crescimento de 59%face a 2009. No primeiro mês do ano de 2011 contabilizaram-se cerca de 7300 procedimentos, registando um decréscimo de 3% face ao período homólogo.

Em termos consolidados, os balcões Casa Pronta foram responsáveis, desde a sua implementação, por cerca de 202 mil procedimentos/títulos, dos quais 54,7% ocorreram no ano de 2010.

O bimestre referente aos meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011 registou uma ligeira tendência de subida, impulsionada pelo mês de dezembro, com um valor de 0.9% face ao bimestre anterior (outubro/novembro) e de 9.5% face ao período homólogo.

De mencionar que no mês de janeiro o número de procedimentos voltou a decair, não sendo indiferente a instabilidade, a queda dos indicadores do clima económico e da confiança dos consumidores, bem como o contínuo arrefecimento da banca, que inevitavelmente contribuíram para a manutenção em baixa do mercado imobiliário nacional.

À semelhança dos dados referenciados em catálogos anteriores, os três distritos que encerram, em termos acumulados, mais  procedimentos/títulos são os de Lisboa, Porto e Setúbal que mantêm um peso combinado de 40% (com 81.473 ocorrências), representando os distritos de Lisboa e Porto, 17% e 15% do total dos registos contabilizados.

No referente aos menos representativo, salientam-se os distritos de Portalegre e Bragança, juntamente com a região Autónoma da Madeira, que conjuntamente em termos acumulados representam 4.5% do total dos procedimentos.

FONTE: APEMIP

Sem comentários:

Enviar um comentário