terça-feira, 19 de abril de 2011

Trabalhar em casa, sim!

O computador ganhou um estatuto próprio no interior das nossas casas, tornando-se quase uma obrigação criar um recanto específico no interior do lar para acomodar o equipamento, seja uma divisão inteiramente dedicada ao trabalho ou um espaço integrado na sala ou no quarto.

O planeamento, como sempre, surge aqui como regra de ouro a seguir na criação desse local de trabalho. Pense, antes de mais, na utilidade e nas exigências a cumprir nesta nova área da casa. Valerá a pena destinar uma divisão exclusivamente para escritório se lhe der pouco uso! Para quem tem crianças, poderá, por exemplo, colocar-se a questão de deixar esse quarto para um dos filhos ou converte-lo em zona de brincadeiras, "sacrificando" o escritório a um canto da sala.

Porém, se vai trabalhar longas horas em casa e se tiver de receber os seus contactos profissionais na sua habitação, a concepção do espaço será completamente diferente e, neste caso, o ideal mesmo é ter um ambiente exclusivo.

Depois de destinar o espaço, a etapa seguinte assenta na listagem dos equipamentos que irá necessitar, onde se inclui,por exemplo o computador, a impressora, o telefone, a estante para livros e pastas de arquivo. Pense no que vai necessitar e compre a secretária e acessórios a contar com o uso real que lhes irá dar. Outro ponto incontornável para garantir a funcionalidade do espaço assenta nas instalações eléctricas para melhor posicionar os equipamentos. Não coloque o PC longe das tomadas. Será uma dor de cabeça a menos, poupando-lhe o esforço "à posteriori" de ocultar os inestéticos fios de que precisará caso o computador esteja distante da corrente elécrica.

A ter em conta também a posição do computador em relação às janelas da divisão. Seja ecológico e aproveite a luz natural enquanto trabalha. O planeta agradece e o seu bolso também. Mas atenção: o aparelho deve estar colocado de forma a que não receba o reflexo da luminosidade no monitor.

Se não tiver um quarto disponível para transformar em escritório e vai integrar esse espaço na sala, por exemplo, saiba que lhe bastam 3m2 para instalar uma mesa para o PC, uma cadeira e uma estante. Há muita variedade de móveis de escritório adaptáveis aos gostos de cada um, mas independentemente das cores e dos materiais escolhidos, a opção deverá recair em peças ergonómicas que garantam a boa postura e o conforto.

FONTE: Marisa Antunes - Expresso

 

Sem comentários:

Enviar um comentário